O Santander através de sua credenciadora Getnet lançou a “bandeira” da portabilidade nas maquininhas de cartão. A pergunta que não poderíamos deixar de fazer, será que funciona?
Teoricamente é possível, já que a tecnologia das maquininhas de cartão é baseada nos celulares. Porém, o empreendedor deve ficar atento, pois no próprio site da Getnet, em letras miúdas, há ressalvas, tais como:
- Portabilidade válida para a maioria das maquinas do mercado que conectam com o celular por bluetooth.
- O funcionamento das maquininhas no App SuperGet Mobile está sujeito a manutenção da compatibilidade atualmente existente.
- Verifique os termos do contrato com a credenciadora com quem adquiriu sua maquininha para evitar violações de obrigações previamente assumidas.
A ideia é realmente sensacional, deve aumentar ainda mais a concorrência e melhorar a prestação de serviços. Vale lembrar que quando a Oi lançou a bandeira da portabilidade, os concorrentes reclamaram, mas Anatel acabou adotando a prática. Porém, a Oi não foi a empresa que mais se beneficiou e hoje está em recuperação judicial.
Como fazer a portabilidade para a SuperGet?
O Blog Maquininhas ainda não tem subsídios suficientes para recomendar a portabilidade entre maquininhas de cartão, pois o usuário pode violar termos de serviços previamente contratados, então é melhor esperar um pouco e aguardar as manifestações do Banco Central, Abecs e da Anatel, mas segue abaixo como fazer a portabilidade para a Santander SuperGet:
- Verifique no manual ou na etiqueta do fabricante da sua maquininha de cartão se ela é um desses modelos: PAX D150, Gertec MP5 e Newland ME30S. A maioria das maquininhas desses modelos que conectam com o celular são compatíveis com a Portabilidade SuperGet.
- Faça o cadastro na SuperGet
- Baixe o App Getnet e crie seu login e senha
- Baixe o App SuperGet Mobile e faça o teste de compatibilidade da sua maquininha